Notícias
Com a chegada dos meses mais frios, as constipações e gripes tornam-se frequentes, especialmente entre a população idosa, cuja resistência às infeções é menor.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, a vacinação anual contra a gripe é fortemente recomendada a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Em Portugal, a vacinação contra a gripe sazonal inicia-se geralmente em outubro e prolonga-se até ao final do inverno. Além disso, a vacinação contra a pneumonia, a cada cinco anos, também é recomendada pela DGS para evitar o agravamento de doenças respiratórias e cardíacas.
Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é igualmente vital para reforçar o sistema imunitário. Já em relação ao vestuário, aconselha-se o uso de roupa por camadas. Para proteger as zonas do corpo mais expostas às baixas temperaturas, é importante estar agasalhado com luvas, cachecol e gorro.
As quedas são uma preocupação adicional, devido a pisos escorregadios e menor capacidade de equilíbrio e de coordenação. Usar sapatos antiderrapantes e evitar sair em dias de condições meteorológicas adversas são cuidados essenciais para prevenir acidentes. Adicionalmente, a utilização segura de lareiras e aquecedores, garantindo a circulação de ar, ajuda a evitar intoxicações.
Lembre-se?
Se tem familiares idosos que estão doentes ou mesmo acamados, procure falar com eles regularmente para acompanhar a evolução da doença. Faça-lhes companhia, até porque o isolamento, que costuma ser maior nos meses de inverno, pode conduzir a sentimentos de solidão e de depressão.
Juntos, enfrentamos o inverno.
QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA OFERTA?
Conheça a oferta integrada da Misericórdia do Porto no apoio a idosos.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn X YouTube