Notícias
A mais antiga aliança diplomática do mundo foi firmada entre Portugal e o Reino Unido em 1372.
A Misericórdia do Porto participa nas comemorações dos 650 anos desta aliança, a cargo de Portugal-UK 650.
No âmbito de um programa mais alargado, é inaugurada amanhã uma exposição que contou com o contributo do nosso Centro Integrado de Apoio à Deficiência.
Sob o título "A Aliança Luso-britânica pela Arte das Crianças", a mostra reúne trabalhos artísticos realizados por crianças acompanhadas em hospitais de todo o país, por alunos de escolas de Braga e de Gondomar, para além do nosso Centro Integrado de Apoio à Deficiência.
A exposição, a inaugurar amanhã pelas 16h30 na Alfândega do Porto, ficará patente até ao dia 16 de abril.
O evento contará com a presença de Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal, e de Maria João Rodrigues de Araújo, presidente da iniciativa Portugal-UK 650, entre outras individualidades.
QUER SABER MAIS?*
O início da formalização da Aliança Luso-Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde em 10 de julho de 1372.
A concretização da Aliança ocorreu no ano seguinte, com a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III da Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal.
Esta aliança foi renovada no Tratado de Windsor de 1386 e por outros sucessivos tratados ao longo dos séculos.
A Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário desta aliança.
Galardoada com as duas mais altas chancelas de Portugal e o Reino Unido, o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e o Patrocínio Real de Sua Majestade, o Rei Carlos III, a iniciativa Portugal-UK 650 pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança Luso-Britânica, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual - paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade - "... haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto" (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) - apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.
A longo prazo, Portugal-UK 650 espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países.
Para além da celebração das datas de maior importância - os 650 anos do Tratado de Tagilde (10 de julho de 2022) e do Tratado de Londres (16 de junho de 2023) - as Comemorações englobam um conjunto de outras iniciativas, em parceria com mais de 150 instituições portuguesas e britânicas, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação, militares e sociais. Até à data, decorreram cerca de 159 atividades em ambos os países.
Portugal-UK 650 tem a sua base na Universidade de Oxford e envolve vários membros desta universidade.
*in Portugal-UK 650
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn Twitter YouTube