Notícias
No dia 12 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, uma data que sublinha a importância do Programa Humaniza, promovido pela Fundação "la Caixa" com o apoio do BPI. Este programa, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e várias entidades públicas e sociais, está implementado em Portugal com o propósito de humanizar os cuidados paliativos, através da integração de equipas multidisciplinares.
Em 2018, foram selecionados 10 projetos para a criação de Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS), integradas nas Equipas de Cuidados Paliativos de diferentes regiões do país. Estas equipas visam reforçar a intervenção quer nos hospitais, quer em lares e nas casas particulares, promovendo o bem-estar emocional, social e espiritual dos doentes e respetivas famílias.
A Misericórdia do Porto foi uma das equipas selecionadas, tendo firmado protocolos com o Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Universitário São João (SCP-CHUSJ) e com a Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos (ESCP) da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE / Hospital Pedro Hispano, como Entidades Recetoras (ER).
Para saber mais sobre a importância do Programa Humaniza, os seus progressos e a evolução dos cuidados paliativos nos últimos anos, (re)leia o artigo do jornal Público. Pode aceder à peça aqui.
QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA OFERTA?
Conheça a ação da Misericórdia do Porto no âmbito do Programa Humaniza.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn X YouTube