Notícias

O Dia da Mentira é celebrado a 1 de abril e desafia-nos a testar a nossa capacidade de distinguir a verdade da ficção. A Misericórdia do Porto, com mais de cinco séculos de história, tem um percurso recheado de factos curiosos. Mas será que conseguimos identificar quais são realmente verdadeiros?
Propomos um desafio: apresentamos dez afirmações sobre a nossa instituição, mas atenção - nove são falsas e apenas uma é verdadeira! Será que consegue descobrir qual é?
1. A Misericórdia do Porto foi fundada pelo próprio D. Manuel I, que chegou pessoalmente à cidade para instituí-la.
2. O edifício da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores, foi inicialmente um mosteiro beneditino antes de ser adquirido pela Irmandade.
3. A famosa pintura Fons Vitae foi pintada por Dieric Bouts e oferecida à Misericórdia do Porto como sinal de gratidão.
4. O primeiro hospital administrado pela Misericórdia do Porto foi construído no século XX, fruto de uma doação anónima.
5. Durante a expansão ultramarina, a Misericórdia do Porto financiou expedições ao Brasil para apoiar missionários portugueses.
6. A Irmandade da Misericórdia do Porto teve um Papa entre os seus membros fundadores.
7. No século XVI, a Misericórdia do Porto criou o primeiro serviço de ambulâncias marítimas da Europa, utilizando barcos para transportar doentes entre cidades ribeirinhas.
8. Os primeiros hospitais administrados pela Misericórdia do Porto foram o Santa Clara, o Cimo de Vila e o Rocamador, entregues por D. Manuel I em 1521.
9. A Capela da Misericórdia foi, originalmente, a Igreja de S. Francisco, antes de a Irmandade mudar a sua sede para a Rua das Flores.
10. A Misericórdia do Porto teve um banco próprio no século XVII, financiando grandes obras da cidade.
E então, já descobriu qual é a resposta certa? Se ficou com dúvidas,
convidamo-lo a revisitar a nossa campanha comemorativa "526 anos de
curiosidades para desvendar" e a explorar a verdadeira história da
nossa instituição:
Fonte: Casa da Prelada
Cada um destes artigos revela factos autênticos sobre o nosso percurso. Descubra-os e conheça melhor a instituição que há mais de cinco séculos faz parte da cidade.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn X YouTube

