Dar colo é dar futuro - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2024/2024-12-06%20newsletter/banner%20site.png
share print
Dar colo é dar futuro
⌚ 04.12.2024
Acolhimento Familiar

Uma reportagem do jornal da noite, emitida pela SIC, destacou o Acolhimento Familiar como uma medida indispensável para garantir o desenvolvimento integral de crianças e jovens em risco. A reportagem recorda a intervenção de Jesús Palacios, professor e doutor em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, no Auditório D. Pedro IV do Centro Corporativo da Misericórdia do Porto, durante a sessão "O Papel Essencial do Gestor de Caso no Acolhimento Familiar", em abril deste ano. Nesse encontro, Palacios destacou a necessidade de estabelecer prazos claros para o regresso das crianças às famílias biológicas e sublinhou a importância desta resposta transformadora.

Os dados da Unicef revelam que Portugal é o país europeu com mais crianças em perigo institucionalizadas. A Misericórdia do Porto apela à participação de mais famílias nesta missão. Tornar-se uma família de acolhimento é um ato de generosidade que garante a uma criança um espaço de segurança e afeto durante uma fase crítica da sua vida.

Para facilitar o processo de adaptação, as famílias de acolhimento beneficiam de uma licença de paternidade equivalente à atribuída aos pais biológicos, independentemente da idade da criança. Além disso, têm prioridade na inscrição da criança em creches e no acesso a cuidados de saúde.

Fique a par de tudo isso e muito mais ao seguir o Santi, a mascote do nosso Acolhimento Familiar, que está sempre por cá para esclarecer "contos e ditos" sobre esta decisão incrível.

Gostaria de aprofundar mais este tema?

Assista à reportagem emitida pela SIC.


QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA OFERTA?

Conheça o Acolhimento Familiar da Misericórdia do Porto.


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    X    YouTube 
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.