Justiça
A intervenção educativa e pedagógica da Creche é uma das primeiras etapas da educação básica, sendo complementar da ação educativa da família (no EPSCB-F, por norma, apenas do progenitor). Ambas pretendem favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
No EPSCB-F, o objetivo fulcral da Creche é o de proporcionar atividades e experiências significativas que promovam e orientem o desenvolvimento, a aprendizagem e o crescimento harmonioso das crianças, não descurando a relação mãe / filho e a comunidade onde se inserem.
A Creche funciona em dias úteis, das 9h00 às 17h30 e destina-se aos filhos a cargo de reclusas afetas ao EPSCB-F. Para isso, admite crianças a partir dos quatro meses até aos cinco anos de idade (sendo esta a idade legal máxima de permanência em estabelecimento prisional).
O acompanhamento global das crianças na Creche é realizado por uma Educadora de Infância e por Auxiliares de Ação Educativa.