Cultura
O culto faz parte da essência das Misericórdias, praticando atos de culto católico sob os princípios da doutrina e moral Cristãs, um pilar basilar na história e dos valores da Misericórdia do Porto.
Igreja Privativa
Considerada uma pérola da arquitetura sacra, na fachada exibe o traço do arquiteto e pintor italiano Nicolau Nasoni.
Para o exercício do culto e da oração pelos Irmãos e os mais desfavorecidos, a Santa Casa da Misericórdia do Porto construiu, no século XVI, a sua Igreja privativa.
O órgão de tubos instalado no Coro Alto desta Igreja, apresenta tipologia e caraterísticas ibéricas, tendo sido construído em 1888 pelo Organeiro português, de Mangualde, António dos Santos, que reaproveitou peças de instrumentos anteriores. Possui um teclado com 58 notas, 20 meios-registos e tremolo e uma pedaleira com 13 notas, num total de 1013 tubos. Trata-se de um instrumento que apresenta uma multiplicidade de comandos e uma singularidade na abrangência tímbrica pouco comuns nos órgãos portugueses de média dimensão desta época. É composto por uma estrutura em talha neoclássica, rematada pelo emblema da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
A Igreja Privativa da Instituição faz parte integrante do MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, sendo já lugar de paragem obrigatória para quem visita e habita a cidade.
Igreja de Nossa Senhora da Esperança
Situa-se na cidade do Porto, junto ao Jardim de S. Lázaro. Esta igreja é presumivelmente da autoria de Nicolau Nasoni e foi edificada no século XVIII.
A Igreja faz parte do Colégio de Nossa Senhora da Esperança, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto e que foi criado como Recolhimento das Meninas Órfãs de Nossa Senhora da Esperança, instituído em 1724 com um legado deixado por parte do Reverendo Manuel de Passos Castro.
A Igreja contém no seu Coro Alto um órgão de tubos em estilo Inglês, construído pelo mestre organeiro britânico Peter Conacher em 1891, e que foi restaurado em 1990. Trata-se de um órgão com caraterísticas de estilo romântico francês. É um órgão extremamente interessante que permite várias possibilidades ao nível do reportório uma vez que possui uma pedaleira de extensão completa, bem como registos que permitem combinações sonoras diversas.