Ação Social
No projeto Work4all sete organizações prestadoras de serviços de Formação Profissional e/ou de Apoio ao Emprego e dois parceiros especializados, de sete países europeus (Áustria, Espanha, Holanda, Itália, Lituânia, Noruega, Portugal), trabalham em conjunto com o objetivo de criar mais oportunidades de emprego para jovens/adultos com deficiência e/ou incapacidade.
O acesso ao emprego tem vindo a apresentar uma dificuldade crescente de integração de pessoas em situações de vulnerabilidade. As pessoas com deficiência e/ou incapacidade, em particular, deparam-se com um futuro sem perspetivas reais de acederem a uma participação social ativa através de um emprego adequado às suas qualificações e competências.
O projeto Work4all visa aumentar as oportunidades de emprego no mercado de trabalho aberto para pessoas com deficiência e/ou incapacidade, ao disponibilizar às organizações que prestam serviços de apoio ao emprego uma nova metodologia de trabalho assente nas necessidades reais do mercado de trabalho e nas capacidades das pessoas - o Inclusive Job Design.
Até agora, as estratégias utilizadas pelos prestadores de serviços de Formação Profissional e pelos outros serviços de apoio à empregabilidade para a criação de mais oportunidades de integração e participação no mercado de trabalho concentravam-se, principalmente, na pessoa com deficiência e/ou incapacidade, tentando, de diferentes modos, compensar as suas incapacidades. O desenvolvimento de estratégias focadas no empregador e no valor acrescentado para a empresa são raramente utilizadas ou, mesmo, negligenciadas. Neste projeto, acreditamos que uma nova estratégia, focada no empregador e no potencial valor para este, aumentará as oportunidades de empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade e/ou de pessoas com baixa qualificação profissional.
A metodologia Inclusive Job Design é um termo abrangente que designa um método orientado para o empregador, destinado a criar emprego sustentável para pessoas para quem as oportunidades de um emprego competitivo sejam reduzidas. O ponto de partida do Inclusive Job Design é a criação de um Business Case atrativo para o empregador e, em paralelo, ajudá-lo a ser mais inclusivo. O método socialmente inovador do Inclusive Job Design implica o redesenho dos processos de trabalho, pela análise e separação das atividades e tarefas que constituem as funções existentes, reorganizando-as pelos respetivos níveis de complexidade.
O projeto desenvolveu os seguintes
produtos/materiais (Intelectual Outputs):
- Instrumento de Autoavaliação para Organizações
- Curriculum para Profissionais
- Manual para Profissional
- Orientações e Recomendações para Profissionais e Organizações
Para mais informações poderá aceder ao site do projeto AQUI
Para aceder aos conteúdos e materiais desenvolvidos pelo projeto
registe-se AQUI