Notícias

No âmbito do aniversário da Misericórdia do Porto, convidamo-lo a viajar pela nossa história através da campanha comemorativa "526 anos de curiosidades para desvendar".
Ao longo dos séculos, a instituição cresceu, evoluiu e adaptou-se aos desafios de cada época, sempre com a missão de servir a comunidade. Desde 1499, mantemos vivo o compromisso com a solidariedade e a inovação, mas há muito mais para descobrir...
Acompanhe esta campanha no site e nas redes sociais e (re)descubra momentos, factos e episódios que marcaram o nosso percurso.
As origens da Misericórdia do Porto
"A Misericórdia do Porto administra Hospitais na cidade desde 1521! Quais eram estas unidades?
A Misericórdia do Porto administra hospitais há 504 anos e tem tido um papel relevante na prestação de serviços de saúde no Norte de Portugal. Cumpre, deste modo, uma das Obras de Misericórdia que determina o tratamento e a cura dos doentes.
Em 1521, o rei D. Manuel I entregou à Santa Casa da Misericórdia do Porto três hospitais-albergarias, casas de acolhimento de pobres, velhos e inválidos e de peregrinos, até então sob a administração municipal:
- Santa Clara, na Rua dos Mercadores;
- Cimo de Vila, na Rua do mesmo nome;
- Rocamador, na atual Rua dos Caldeireiros.
Normalmente, os hospitais-albergaria funcionavam junto a importantes ruas/estradas da cidade. O de Rocamador ficava junto à rua de saída para Braga. A sua cerca, com árvores de fruta, proporcionava sombras refrescantes aos convalescentes.
Um pouco mais tarde, o Hospital D. Lopo, destinado aos pobres, provocou uma alteração profunda nas condições de tratamento dos doentes. Funcionou nas antigas instalações da albergaria de Rocamador, desocupadas em 1587 pelos chefes militares castelhanos que, após a conquista de Portugal em 1580, o haviam transformado em hospital militar.
Desde aqui, não mais a Misericórdia do Porto cessou a sua intervenção na área da Saúde."
Fonte: Casa da Prelada
Colocamos o coração em cada página da nossa história.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn X YouTube

