SOBRE O SEMINÁRIO
A intervenção na problemática das pessoas em situação de sem-abrigo, apesar de se encontrar na agenda do dia, continua a não se conseguir vislumbrar soluções eficazes e concretas, que permitam ultrapassar de forma cabal este problema que a todos causa embaraço e frustração.
Esta é, incontornavelmente, uma das áreas mais desafiantes dos múltiplos problemas sociais que enfrentamos. Demanda ação e capacidade de mobilização, do Estado, das instituições, dos profissionais, da sociedade civil, passando pelas próprias pessoas em situação de sem-abrigo.
Dentro da problemática das pessoas em situação de sem-abrigo, as pessoas sem teto são a face mais visível deste problema social. Ouvimos, vezes sem conta, que só está na rua quem quer. Esta não é a realidade. Faltam recursos. Os existentes nem sempre se encontram adaptados aos contextos multiproblemáticos, individuais e coletivos. Encontrar saídas e recursos para responder a este fenómeno crescente é urgente. É urgente refletir e identificar os recursos necessários e alternativos às respostas existentes, partilhando experiências e resultados.
Conseguir, efetivamente, alavancar o tema política, económica e socialmente, requer propostas concretas, claras e assentes em conhecimento.
O Seminário D. Lopo de Almeida pretende assumir-se como um destes espaços de reflexão e ação, onde convidamos todos à reflexão e ao redesenho coletivo de mudança.
Consulte o programa completo AQUI.
Submeta a sua inscrição para o 1.º Seminário D. Lopo de Almeida: Pessoas sem teto. Desafios e inovação das respostas sociais AQUI